Salvador estreia com sucesso Competição internacional Global Challenge Brasil

Pela primeira vez em Salvador, uma das maiores competições esportivas do mundo, a Global Challenge Family, foi realizada na cidade nos dias 20 e 21 de outubro, com atletas de diversos estados do Brasil e do exterior, que participaram das provas de Triathlon e corrida. Apesar do tempo chuvoso no último dia, com maré agitada e vento forte, o evento foi considerado um sucesso pelos atletas. Os seis primeiros colocados da prova principal, Middle Distance, conquistaram vaga para o mundial na Eslováquia, Samorin, em 2019.

O ponto de partida e chegada das provas foi a praia de Piatã. A escolha foi estratégica para montar uma arena com espaço capaz de abrigar centenas de bicicletas, uma feira de exposição, tendas de apoio e arena de chegada dos atletas, além de propiciar segurança. Por conta do mar agitado no segundo dia de prova, a natação, que deveria ter sido realizada em Piatã, foi transferida para a praia de Placaford, que fica ao lado, promovendo a segurança dos competidores.

O triatleta Federado na Bahia, Gabriel Klein, conquistou o quarto lugar geral na categoria elite. Para ele, o vento forte foi uma dificuldade em comum entre os participantes, mas ele sentiu segurança para cumprir a prova. “Se o evento acontecer no ano que vem, com certeza, eu vou participar. Achei seguro e organizado. Aqui (Salvador) é bem propício para esse tipo de evento”, disse.

Novidade
Para envolver toda a família, a Global Challenge Family trouxe outras provas para a cidade como a Challenge Sprint Distance – com 750m de natação, 10 km de ciclismo e 5km de corrida, que podem ser feitas por homens e mulheres acima de 18 anos; o Challenge Júnior – que tem três categorias com distâncias variáveis conforme a idade da criança e o Challenge ForAll – com corridas de rua, nas modalidades 5k e 10k.

Resultados Positivos
Para o prefeito de Salvador, ACM Neto, a realização da Global Challenge colocou a cidade no calendário nacional e internacional de esportes. “Queremos atrair mais eventos para a nossa cidade e, com isso, fomentar a economia e estimular outros atletas a aderirem às diversas modalidades esportivas. Nos últimos cinco anos, Salvador passou por uma completa requalificação e, agora, a primeira capital do país está preparada para sediar as mais diversas competições”.

Após a competição, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, reconheceu a importância de realizar a Challenge Family na capital e elogiou o evento. “Salvador tem um objetivo de se tornar referência em eventos esportivos e vem se reinventando e inovando neste cenário. A Challenge foi um sucesso de organização, diversão e profissionalismo, estamos ansiosos para iniciar o diálogo, no sentido de realizar a edição de 2019”, enfatizou Edington. Vale ressaltar que antes da realização do evento, o presidente da Saltur já se mostrava confiante com a credibilidade da Challenge Brasil e de sua importância para o calendário da cidade.

Além do retorno positivo dos envolvidos, a Challenge Salvador superou as expectativas do diretor da Challenge Brasil, Fernando Café, que agradeceu o apoio das parcerias e das empresas que ajudaram. “A gente tá aberto a manter a prova em Salvador e no Nordeste. Se o dono da casa confirmou interesse em realizar novamente, no ano que vem, não temos como recusar, nós aceitamos. A ideia é prosperar!”, declarou o diretor.

Para o presidente da Federação Baiana de Triathlon (FebaTri), Walter Kraus, a vinda da Challenge para Salvador é a realização de um sonho. “É o engrandecimento do esporte para Salvador e para a Bahia. O esporte promove a disciplina, a educação e afasta o atleta da violência”, afirmou Kraus.

Global Challenge Family
A rede global de provas de Triathlon, Challenge Family, realiza competições nos quatro continentes, somando 22 países e participação de mais de 75 mil atletas. No Brasil, a marca atua há três anos e, neste ano, já passou por Cerrado (Brasília), Itaipu (Foz do Iguaçu) e Salvador. Em dezembro, será a vez de Florianópolis (Jurerê Internacional) sediar o campeonato.

A Challenge tem mais de quarenta provas em todo o mundo. O evento conta com uma série de competições para todas as idades. A principal competição, a Half, tem percursos de 1.9k de natação, 90k de pedal e 21k corrida.

Em Salvador, o evento possui parceria com a Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Secretaria Municipal de Trabalho Esportes e Lazer (Semtel) e da Federação Baiana de Triathlon (FebaTri).

Vencedores da prova principal (Middle Distance)
1º lugar: Edivânio Monteiro (SP)
2º lugar: Bruno Matheus (SP)
3º lugar: Paulo Maciel (DF)
4º lugar: Gabriel Klein (BA)
5º lugar: Luís Francisco “Chicão” (MG)
6º lugar: Flávio Quiroga (CE)

Créditos por Branda Gomes

Referência – http://www.esportemundo.com.br/destaque/salvador-estreia-com-sucesso-competicao-internacional-global-challenge-brasil/